Rotariano, Comerciante e Industrial Emilio Hernandez

por Amauri Zanforlim, 07/03 às 02:03 em Faces Guararapes 2016

Emilio Hernandez, nasceu no dia 01 de agosto de 1895 na Província de Salamanca Espanha. Filho de Jose Hernandez e Thereza Casado Hernandez, foi aos 18 anos solteiro veio com a família para o Brasil em 09/10/1913 no navio " Araguaia " até Santos.

Fizeram residência numa fazenda em Avanhandava, estado de São Paulo, onde cuidavam da plantação de café.

Emilio chegou em Guararapes no ano 1939 e a sua primeira profissão foi uma indústria que manipulava casulos do bicho da seda. Bicho-da-seda usada na produção de fios de seda que depois era fornecido a indústria têxtil.

Sua filha Zulmira conta que eram inúmeras mulheres que trabalhavam nas maquinas através de processos artesanais para depois obter a fiação da seda.

Anos depois construiu uma Máquina de Benefício e começou a trabalhar com café em coco, produção que era enviada através da via férrea para Santos – SP.

Foi um forte comerciante, com fazenda de café e máquina de beneficiar café e arroz. Entrou na política onde viajou várias vezes a São Paulo em busca de melhorias da cidade com deputados, a exemplo de Cunha Bueno que se hospedava em sua casa. Sempre colaborou com os prefeitos para o bem e crescimento de Guararapes.

Foi presidente do Rotary Clube Guararapes-SP no período de 1957 a 1958, porem sempre foi participante do clube desde a sua fundação sendo também um de seus fundadores.

Foi casado 3 vezes. A 1ª. vez com Francisca e tiveram o primeiro filho: Francisco Hernandez que casou com Neide Arruda e tiveram 3 filhos: Emílio, Fernando e Neydinha.

A 2ª. vez casou com Maria Cablo Hernandez e tiveram 2 filhos – a Tereza teve 4 filhos, Valcir, Ana Maria, Elizabete e Sidney.

Maria Hernandez teve 4 filhos; Lourdes, Lucia, gêmeos: Antônio e José, e o caçula Emilio.

A 3ª. vez casou Caetana Navas Hernandez, tiveram 5 filhos: João Hernandez, Helena, Elza, Zulmira e Belmiro.

Faleceu 14/11/1978

Tags:   emilio-hernandez



 Desenvolvido por Ligue Site Araçatuba