O Centenário Paschoal Fávaro

por Amauri Zanforlim, 28/02 às 12:11 em Faces Guararapes 2016

Ele nasceu há 103 anos em Palmeira D’Oeste, porem chegou em Guararapes 3 anos após a fundação e passaram-se 86 anos. Casou-se em 1940 com a dona Leontina Braga (in memorian) e para sustentarem a família, saiam de charrete do sitio – que possuem até hoje - no córrego nascente, para a cidade vendendo ovos caipira e leite. Desta união tiveram 5 filhos, 14 netos e 18 bisnetos completam essa história exemplar de dedicação, trabalho e honestidade, claro, crescimento e desenvolvimento da cidade, realidade da maioria das famílias rurais que também são responsáveis pelo progresso de Guararapes e região.

BREVE HISTÓRIA - No dia 17 de abril de 1914, nascia na cidade de Palmeira D’Oeste, no interior de São Paulo, Paschoal Fávaro. Filho dos italianos Frederico Fávaro e Filomena Moda, que chegaram ao Brasil no ano de 1888, Paschoal era o penúltimo de 9 irmãos, sendo eles João Fávaro, Dante Fávaro, Antônio Fávaro, Matilde Favaro, Josefa Favaro, Teresa Fávaro, Rosa Favaro e Eleorindo Fávaro.

Aos 17 anos de idade, Paschoal, seus pais e irmãos mudaram-se para a cidade de Guararapes, que ainda era conhecida como Frutal. O sustento da família vinha através do trabalho de todos, na agricultura e pecuária. 

Já no ano de 1940, Pascoal se casou com Leontina Braga com quem teve 5 filhos: Claudomiro Fávaro, Osvaldo Fávaro (in memorian), Santa Elza Fávaro, Neide Fávaro Lorensetti e Jair Fávaro. 

Para sustentar a família, Paschoal e a esposa saiam de charrete do sitio onde moravam na estrada do córrego nascente, para a cidade vendendo ovos caipira e leite, e assim fizeram muitos amigos, e criaram todos os filhos.

Apesar do trabalho árduo e cansativo do campo, Paschoal adorava pescar, e sempre que podia praticava o hobby. E assim os anos foram se passando. Paschoal e a esposa continuaram morando no mesmo sitio. Os filhos foram se casando, e no ano de 1987 ele ficou viúvo. Aos 99 anos, por conta da idade avançada veio morar na cidade com uma das filhas, com quem ainda mora atualmente.

Hoje, com todos os filhos criados, e morando em Guararapes, e aos 102 anos de idade, Paschoal desfruta de uma grande família. Além dos filhos, 14 netos e 18 bisnetos completam essa história exemplar de dedicação, trabalho e honestidade.

Paschoal Fávaro é filho de coração da cidade sorriso, e, sem sombra de dúvidas, fez diferença pra historia desse lugar.

Tags:   paschoal-favaro



 Desenvolvido por Ligue Site Araçatuba